Todos os analistas trabalham com a hipótese de que Lula não desistirá de sua candidatura, que sempre é uma possibilidade, e este artigo simplesmente mostra que as possibilidades são muito maiores do que muitos imaginam.
E candidato que não levar em conta essa possibilidade e não se preparar, já perdeu a eleição.
Eu mantenho esta hipótese, certamente polêmica, com base nessas observações:
Em dezembro de 2001 estive com Lula por três horas, tempo para discutir muita coisa.
Foi numa reunião com Antoninho Trevisan, Guilherme Leal, Luiz Cezar Fernandes e Walter Appel que poderão confirmar o que vou dizer.
Lula queria saber a nossa opinião sobre as suas reais possibilidades de ganhar a eleição naquele momento duvidoso, dada a vantagem de 56% na época da Roseana Sarney, e o que seria prioritário resolver no seu governo.
Achei estranho que Lula gastou os primeiros 15 minutos contando como fora difícil perder três pleitos presidenciais, e que ele não aguentaria perder uma quarta vez.
Várias pessoas do PT me disseram que Lula entrou em leve depressão, mais do que natural.
“Eu só vou me candidatar se tiver certeza de que irei ganhar”, nos disse com convicção. Ninguém diz isso quando procura apoiadores.
Se ele sentia esse temor em 2001, imagine agora em 2022, com seu novo passado.
E algo que reforça essa tese é que Lula está hoje dizendo para seus correligionários. “Eu só vou me candidatar se tiver certeza de que irei ganhar.”
Isso significa que se sua vantagem nas prévias for de 52%, a margem de erro, Lula não se candidata.
Ele está 20 anos mais velho, e uma derrota agora seria o seu fim, enquanto as três derrotas anteriores não foram.
Lula se considera um vencedor, que saiu da pobreza e se tornou Presidente. Ele não vai querer terminar a vida com uma derrota.
Lula sabe que está sendo pressionado porque o PT nunca soube criar um sucessor ou possíveis sucessores. Colocaram todas as fichas no Lula, logo logo com 80 anos.
2022 será bem diferente do que 2002.
Ele hoje tem índice de rejeição bem maior, tem muita coisa a explicar.
Bolsonaro está perdendo votos em São Paulo, mas está ganhando no Nordeste devido a todos os auxílios dados.
O apoio que Lula recebeu de FHC em 2002 não será o mesmo que FHC prometeu dar em 2022.
O PT está com muito menos prefeituras do que em 2002.
Lula não está conseguindo se consolidar como o único candidato da Esquerda, e pior, se fala de uma terceira via para concorrer com Bolsonaro.
Se Lula tinha medo de perder em 2002, hoje as possibilidades de isso acontecer são bem maiores.
Mais importante, o PIB estará a 5% ao ano ou mais em 2022, e facilmente pode repetir 5% em 2021 com agricultura, construção civil, sem contar com turismo, restaurantes e hotéis que representam 10% do PIB e estão hoje operando a 50% de capacidade.
“It is the economy, stupid”, dizem a maioria dos especialistas americanos. É isso que determina uma eleição.
Sem contar que o fim do Covid melhorará o bom humor da nação, que hoje culpa Bolsonaro.
A motivação do Lula hoje também é outra.
Ser Presidente não mais o encanta, especialmente para tocar um país quebrado precisando de inúmeras reformas que seu Partido é contra.
O grande objetivo de Lula agora é limpar seu nome sujo, não governar o Brasil pela terceira vez.
Se ele perder as eleições ele será julgado culpado pelo povo, o que é a sentença máxima.
Se ele não for candidato, ele evita se colocar em julgamento.
Lula poderá não considerar estas colocações, e muita água irá rolar até 2022.
Minha aposta é que ele vai cozinhando até o ano que vem e depois desiste.
Se Lula perder, aí sim será julgado culpado, a última coisa que ele quer.
Lula para Presidente! Presidente Bernardes é óbvio. Perpetuamente
fora lula. bolsonaro for ever.
Me permita discordar, Lula só tem consolo de imortalidade como presidente. Para ele não é uma questão de se, ele não tem tal opção, a única coisa que ele tem é postergar o inferno ou arrastar todos para irem com ele. Esta é a “promessa messiânica” de tiranetes e aprendizes de anticristo, como Hitler e Stalin. É um caminho sem volta. E como ele tem praticamente todos no bolso…
Caro Mestre ,
Suas considerações aqui me parecem realistas e consistentes ainda que paire um conjunto razoável de dúvidas. Quando de compromisso assumido o Lulla tem com seu urubus do STF há tempos aparelhado pelo PT e que fez firulas jurídicas para torná-lo elegível ? Quanto dos últimos vídeos do Zé Dirceu não antecipa movimentos já planejados , já que planejamento nunca foi do Lulla mas da equipe liderada pelo ZD ? quanto de dinheiro o PT está disposto a repatriar para bancar uma campanha poderosa ? Quanto a população que lê e interpreta representa para ajudar a formar opinião de qual lado seja ? ( menos de 10%) ? e por fim qual será o botão que o TSE do Barrozo vai apertar para na nuvem alterar resultados de urnas antes da consolidação , algoritmo rápido de contagem e ajuste que não leva 45 segundos por urna ?
Mestre S.K.
Pensando bem…tudo haver sim…e concordo contigo,e no caso quem estaria no banco reserva da esquerda? Fernando Hadad…ou Ciro numa grande negociacao da esquerda e o centrao?
Incrível que um sociopata, que vcs não contratariam para porteiro, seja admitido como líder de um país como o Brasil. Estamos fodidos, não por causa do PT, PSDB, como o Sr Kanitz alega (que, aliás, apoia mesmo o sociopata mesmo c está tragédia) e alguns dos seus leitores concordam. A construção de uma nação é processo histórico complexo, de correlação de forças e capacidade e interesses político dos diferentes setores (vide ex da tragédia Bolsonaro com o apoio político e empresarial). Ou seja, empresário brasileiro não é bonzinho, altruísta e nem vítima. Todos últimos governos (PSDB e PT), tiveram erros e acertos, mas foram aqueles que nos últimos 100 anos trouxeram maiores conquistas e bem estar p a população. É isto q os dados mostram. (sou sociólogo e trabalho c dados nas minhas análises).
Agora, o desafio, seja c quem for (se o PT fosse esperto colocava o Rodrigo Maia n cabeça de chapa, filiado a um partido de centro, c um programa liberal neodesenvolvimentista) é reconstruírmos o processo civilizatório que perdemos com este monstro na presidência.
Sr. Rogério.
O centrão, goste-se ou não deles, tem legitimidade pq tem voto.
e qualquer governo tem o dever de nogocar c eles obviamente pautas de interesse do país e de setores q representam. vamos deixar de análise infantil da política e da história.
Poderia ser Mais na cabeça de chapa, dentro de um partido de centro direita compondo c a centro e centro esquerda.
Há momentos na história que as lideranças mais lúcidas dia diferentes segmentos precisam unir forças para vencer a barbárie.
Minha percepção é que Lula acredita em suas próprias mentira, chefe da quadrilha que arrota ser a alma mais honesta deste país. Um vergonha poder concorrer a eleição. Vaidoso, egocêntrico, descarto essa alternativa de não concorrer se sabe que irá perder. É sede de vingança, querer retomar o poder e deixar os seus companheiros de volta com as mãos no dinheiro do contribuinte. Esse revanchismo é maior que a razão.
A terceira via que muitos esperam, não se organizou até agora!
Comentário muito sóbrio, muito analizado, sem paixões políticas!
A Terceira via, está mais do que organizada.
Ciro Gomes está pronto e o único a apresentar um Projeto Nacional de Desenvolvimento viável. Aliás, não é Terceira Via, e sim a Primeira e necessária!
Com voto auditável, bolsonaro ganha no primeiro turno. Barroso tá desesperada, se o voto não for auditável Lula ganha e adeus democracia nesse país. Sou de esquerda.
Sr. Bozó. rssd
O problema do Bolsopata (e daqueles que ainda acreditam e dão crédito a ele – talvez por algum sentimento de identidade psicopatológica) não é voto auditável. É seu desprezo pela democracia, como sempre manifestou (ou vcs esqueceram das reiteradas manifestações de apreço à ditadura e suas atrocidades). Se tivesse voto impresso ele ia inventar outra coisa, como fez o Trump nos EUA.
SOBRE CIRO.
altamente preparado, com um bom diagnóstico da situação do país, com uma vida pública respeitável. Apenas peca pelo seu egocentrismo personalista elegendo como inimigo o Lula e não o Bozopata.
Faltou ele entender que estamos em um momento de crise CIVILIZATÓRIA, e que todas lideranças democratas têm de se unir. E, a meu ver, fez um movimento equivocado, pq se tivesse se aproximado do Lula (q tbm é egocêntrico, tem voto, mas na verdade não teria mais interesse em estar à frente de um governo) desde o início poderia sair como cabeça vc de chapa pq tem trânsito da esquerda até a direita democrática. perdeu sua chance. para azar nosso.
Talvez o Rodrigo Maia, dentro de um partido de centro direta, possa a vir a cumprir este papel.
Ele está se aproximando do PT,
Quem acredita em Rodrigo Maia, não se reelege para deputado imagina para presidente, terceira via é uma piada.
Vocês que lutem, Lula não vai desistir. E lutem de forma democrática, nas urnas, porque de JUIZ LADRÃO E MILICIA O BRASIL NÃO AGUENTA MAIS.
Acho q Lula , está tirando o povo do foco, para não precionar a justiça e ter q volta à cadeia
Lugar do Lula é na cadeia, se estamos nessa nessa é porque foram desviados trilhões de real para outros países, nossa saúde sempre foi uma droga, hospitais sempre lotados, pessoas morrendo nos corredores enquanto outros paises recebendo dinheiro nosso, um absurdo, nunca ligou para o povo, ele e sua corja…agora quer pagar de santinho…me poupe.
Somos família, somos cristãos, católicos e não satanás…
Nossa bandeira jamais será vermelha…até 2022.
Estão preocupados com o voto auditavel, pq não vai dar para roubar…
Se o PT e o Sr Lula não fizerem uma alto crítica pública sincera sobre os escandalos e roubos realizados nos 14 anos da gestão do partido à frente do governo será bem duvidosa voltarem a ganhar as eleições há nível nacional.
Além do que “existe vida inteligente além dessa disputa entre PT e Bolsonaro
Como sempre, o professor mostra prognósticos diferentes do vários “especialistas”, mas com um rigor e precisão excelentes! Confio muito essas suas analises, que venho acompanhando desde a finada Veja.
Abraços, professor!
Só afirma erro o processo eleitoral quem não conhece ou nunca procurou saber como funciona o tal processo. Eu fui mesário em um pleito e fiscal de partido em outro pleito na atual vegencia deste método. Não há processo mais seguro. No início da votação, logo cedo, o grupo envolvido incluindo os fiscais de partido verifica a urna e fazem a zerézima onde se confirma que ali não há nenhum voto. Cada fiscal de partido fica com uma cópia da zerézima e logo depois a urna é aberta para votação. Ao final é checado o número de votantes com o número de votos, e cada fiscal de partido fica com outra cópia da finalização da votação. Não há comunicação eletrônica de qualquer tipo com o exterior. O resultado é enviado para consolidacao que será acompanhada também pelos fiscais dos partidos. O Ministro Barroso é um homem honrado e distante dessas baixarias do momento. Como disse, essas bandeiras só levanta quem quer tumultuar o ambiente. Lembrando que quem reclama hoje deste sistema se valeu dele a vida parlamentar inteira. E se houve fraude em algum momento, que se mostrem as provas. O Brasil não precisa de tumulto precisa de vacina, Projetos e ciência.
Parabéns professor pela matéria. Se o Lula estivesse preso ninguém estaria falando em PT basta observar o resultado da última eleição. O Lula é a luz no fundo do túnel dos esquerdopatas na esperança de voltar ao poder e saquear o País. Em 2002 , o Lula ganhou a eleição com a ajuda tb dos marqueteiros: ” PAZ & AMOR” e colocou na vice um empresário bem sucedido!!. Hoje , 20 anos depois , muita coisa mudou e provavelmente, os Petralhas procura desesperadamente uma saída. AGUARDEM
LULA, se colocou como um ser supremo, um líder que nunca foi…ou pensou que fosse, sim teve uma grande projeção, pois muito mais do que capacidade…esteve com prestígio…um homem do povo, vindo do nada, nordestino líder de uma classe operária…mas um homem sem caráter que se auto mutilou para ter beneficies do seu sindicado…idealizador de um partido, fundamentado em outros partidos socialistas, opressores…mas com a retórica de que seriam DIFERENTES…mas com o tempo se apegou ao poder com seu ego massageado, passou a pensar em ser um líder supremo da América do Sul …logicamente, entregando o BRASIL, se aliou a pseudo líderes comunistas latinos americanos. TRAIU O BRASIL E AOS BRASILEIROS, ESSE LIXO MERECE SER JOGADO NO LIXO …NA LIXEIRA DA HISTORIA…MAS ESPERO QUE NÃO PARA QUE O TENHAMOS COMO EXEMPLO DE TUDO QUE NÃO PRESTA. assim como o comunismo e no que representa seu partido O PT, LULA CARNIÇA TRAIDOR DO BRASIL E DOS BRASILEIROS, ATRASO DE VIDA. ‘
Lula será assassinado pelos seus próprios “cumpanhêros” na tentativa de levantar o partido pelo martírio ou sofrerá de uma doença terminal igual ao Bruno Covas, ou na melhor das hipóteses, crônica, seja câncer, bacteremia ou covid e que seja defenestrado da vida política e humana e posto para fora deste mundo e seu corpo seja cremado para a urna que ele merece, a urna funerária, sem dó e nem perdão, no mais alto padrão “saudita” para ser destruído sua memória e tenha a lápide vandalizada por animais que a façam de pinico. Só que o martírio fracassará e por fim, terá o mesmo fim que o PDT de Brizola e essa porcaria do PT vire “Igreja Lulista do Décimo-Terceiro Dia”.
Além disso, nós devemos nunca santificá-lo após a morte, pelo fato de que não deixaremos de esquecer a memória do que feito por ele e sim, escarnecê-lo por meio de memes e humor sórdido contra este verme.
Outra coisa, na campanha do Haddad em 2018 no segundo turno, o larápio foi apagado da foto e o vermelho do partido foi praticamente substituído pelo verde-amarelo, pressentindo a morte “matada” ou “morrida” desse porcaria por meio da semiótica: https://twitter.com/antilacre3/status/1405558717064650753
Deste modo, estes infelizes petólatras se autoexilem do país ao ver que este imundo com o aspecto visual decrépito, praticamente careca, com a voz pior que a de um fumante e com a cara desmanchando a olhos vistos não influi em positividade e renovação alguma como produto político, sem contar com a senilidade evidente em seu olhar. Outra hipótese é fazer igual Jonestown, tomando cianureto com pão com mortadela e suco de laranja e vão junto com o Jim Jones deles.
Portanto, digo mais: Avante metástase! Avante Parkinson! Avante Alzheimer! Avante demência alcoólica! Avante tromboembolia pulmonar! Avante infarto! Avante câncer! Avante bacteremia! Avante morte súbita! Avante parada cardiorrespiratória! Avante covid! Avante invalidez por atrofia! Avante queda de avião! Avante envenenamento por insulina, ricina, cianureto ou arsênico! Avante trezoitão! Avante C4! Morra, Lula! No colo de Baphomet, de Belzebu, de Asmodeus, de Astarote e de Leviatã! Sofra nas mãos de Satanás!
Nem Lula, que está devendo explicar como teve 12 milhões apreendidos em conta de previdência privada, como juntou isso. O resto é discussão de lavadeiras.
BozoNero já tocou fogo no Amazonas pode ir embora, missão cumprida.
Terceira via sou eu, candidato a vice-presidente, na chapa não haverá presidente, assim já se economiza um tempão e um dinheirão com processo de remoção por qualquer motivo. Não vou para Brasilia, pois tudo lá será transformado em locais para locação ou venda dos imóveis, todos os funcionários trabalharão na forma de Home
-office, reduzindo o orçamento em conta de bilhões de reais. Os ministros serão ambulantes, nada de escritório, vão despachar das sedes dos estados ou das prefeituras. Carro e motorista para todos, vao ser como caixeiros viajantes. Eu VICE trabalho de casa, só saio se tiver algum presidente vindo nos visitar. Chega por hora, breve me apresentem o plano de governo que terei que executar, façam no capricho e que seja executável com os recurso que existem, que são muitos, se cortarmos os gastos desnecessários, tais como: Gastos com Armas, Gastos com Cadeias, Gastos com representantes que nada representam e por ai afora.
Ocorreu-me algo: se o maior bandido corrupto lavador de dinheiro se candidatar e perder, além de ser julgado, deixará de assombrar o país.
Creio q ele prefira ser uma assombração!
É uma vergonha nacional esse patife do carniça ser candidato depois de tudo o que roubou dos brasileiros. Falam q JB é antidemocrático! Qual sua atitude concreta que ele tenha tomado que configure uma ditadura? Nenhuma. Já o iníquo stf, mandou prender deputado e apoiadores de JB sem qq razão e completamente inconstitucional. Antidemocráticos são essas bestas quadradas que apoiam o carniça ou uma terceira via com Rodrigo Maia ou o cangaceiro Ciro. Só pode ser piada de mau gosto!!!
Professor, entendo seu inteligente argumento – medo de ser derrotado; porém creio que Lula tem um medo maior, que é de voltar, por algum motivo, a ser processado, julgado, condenado e preso – ele e/ou seus filhos e companheiros. Para afastar esse risco, ele quer voltar ao Poder, nomear Ministro da Justiça, os proximos Ministros do STF, “re-aparelhar” o Sistema para garantir essa proteçao e ainda dar o troco em Moro Bretas Delagnol aquele ex Ministro da Fazenda q fez delacao premiada, entre tantos. Quer protecao e revanche. assim
como aconteceu/está acontecendo nos outros paises da Am Latina: luta pelo Poder e vingança usando Poder Judiciario p perseguir adversarios
Professor, boa noite
Tomo a liberdade de republicar um artigo seu em suas falas finais:
“Precisamos exigir que Lula (e todos os candidatos) provem sua capacidade de criar um bom Ministério divulgando-o ANTES das eleições.
Velha tese minha que vale para todos.
Queremos eleger uma equipe, e não um ditador carismático.
Na Administração Responsável das Nações, nem se pensaria esconder a equipe estratégica só por medo de perder as eleições.
Queremos a melhor equipe administrativa possível para o país, não o candidato mais carismático e mentiroso.
Está na hora de exigirmos essa transparência mínima de nossos candidatos a Prefeito, Governador e Presidente.
Temos o direito republicano de saber de antemão qual a equipe que pelo menos irá iniciar o novo governo.
Pense nisso antes de votar no Lula ou em qualquer um.”
Sobre o comentário “Está na hora de exigirmos essa transparência mínima de nossos candidatos a Prefeito, Governador e Presidente.” sobre o post anterior do Professor.
Quantos anos estamos nesse sonho? A lava-jato acabou em Pizza e o juiz que condenou como o vilao. Acho que ja passou da hora dos Brasileiros irem pra Brasilia e tocarem foco naquela porcaria.
A proxima decada será decisiva para paises que nao conseguem competir em tecnologia e aumento da eficiencia produtiva. Estamos ja a beira do precipício, na nossa pior posicao logo no inicio da corrida.
Acordem. o Brasil Faliu.
Olá Allan
Também fui mesário e o que você relata é a PARTE VISÍVEL da eleição. O que acontece quando o eleitor confirma o voto e como este voto é lançado no sistema é impossível auditar, esta é a PARTE INVISÍVEL do processo. A auditoria do PSDB em 2014 não conseguiu acessar o soft da máquina, pois alegaram para os peritos que é segredo industrial, o mesmo aconteceu nos EUA agora com o Trump.
O voto auditável é para o eleitor confirmar que os seus candidatos estão listados no papel e na urna eletrônica, simples assim. O eleitor não vai levar este voto para casa e nem vai tocar, só fica como garantia dentro da urna. Isto é um backup de segurança deveria ter sido previsto desde a primeira vez que a urna funcionou. Caso o pendrive corrompa teriamos os votos para contar, hoje simplesmente se tiver algum problema no término da eleição aquela urna pode ser inutilizada e seus eleitores não conseguiram serem ouvidos. Neste caso a democracia terá falhado por orgulho dos que tocam a eleição.
Parabéns pelo artigo! Muito sensato e ponderado. Mas cá entre nós, escolhernpessoas para comandar um comércio é difícil. Para comandar um grande clube mais difícil ainda, uma cidade, uma holding, um estado. Imagine um país com centenas de milhões de pessoas. Mas algum critério mínimo ético e de confiança para se escolher um político é fácil: imagine um situação exdrúxula onde vc precisaria escolher com qual deles vc deixaria sua filha de doze anos e seu carro na mão de um deles por um mês inteiro. Escolha…
Esse ladrão não tá nem aí pra ninguém. Eles querem o poder pelo poder. Ainda mais, sendo financiado pela esquerda mundial. Esse povo só quer o caos!
Se Lula tiver um mínimo de senso patriótico, deveria abrir mão de sua candidatura.
Ele na disputa, o foco será entre as Roubalheiras do PT, contra os crimes da Familícia Bolsonaro. Ninguém discutirá os graves problemas brasileiros.
Sem Lula, bolsonaro também perde força, e aí sim, voltaremos a discutir Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Desemprego, Segurança e coisas mais importantes do que “mamadeira de piroca” ou a inexistente ideologia de gênero.
Por isso procuro ver quem tem Projeto para o país e não essas besteiras e briguinhas de Direita x Esquerda.
Olá Mauri,
Antes da parte “invisível” o resultado da uma urna é impresso localmente e distribuído para os representantes de partido e afixado na porta do local de votação. É possível auditar se na compilação dos votos os resultados conferem com o que foi impresso antes da compilação. Isso é uma forma de auditoria. Existe algum erro nesse processo?
Concordo! Vão tentar emplacar Eduardo Leite para concorrer com Bolsonaro.